MULHERES QUE BRILHAM é o nome de um quadro no programa Raul
Gil que substitui: "A mais Bela Empregada Doméstica do Brasil". O
“Mulheres que brilham”, patrocinado pela Bombril e pela Sony, traz como logo a
imagem de uma mulher com cabelo black e a marca da palha de aço
"Bombril" estampada nos cabelos. Nele também está em destaque o nome
do concurso musical " Mulheres que brilham".
A BOMBRIL insiste em dizer que se trata de uma homenagem e
que inicialmente existiram diferentes logos para a campanha, com vários tipos
de cabelos, representando a diversidade estética das mulheres brasileiras. No
entanto, a própria Bombril admite que atualmente apenas o logo com a imagem da
mulher com cabelo afro está sendo veiculado como símbolo do programa.
Poderia ser uma homenagem se nós não vivêssemos num país
onde ter cabelo crespo é sinônimo de coisas ruins, sujas e feias. A associação
do cabelo de mulheres negras com palhas de aço de diferentes marcas é bastante
frequente no Brasil. De forma alguma, uma propaganda que pretende ser uma
homenagem poderia fazer esta associação.
A principal fabricante de palha de aço do país esta
associando uma imagem racista ao logotipo da marca e insiste em defender que
tal associação não é ofensiva, mas sim lisonjeira. Esta peça publicitária é
criminosa porque reproduz e perpetua a prática de analogias pejorativas ao tipo
de cabelo crespo.Ao associar o penteado afro à palha de aço, a campanha se
coloca na contramão da luta antirracista mundial e brasileira que vem sendo
construída há décadas, especificamente, no que se refere à positivação das
identidades negras nas quais os cabelos crespos são valorizados e desvinculados
de associações que menosprezem as estéticas afrocentradas.A Bombril,
deliberadamente, está contribuindo para as violentas investidas contra a
identidade e autoestima do povo negro. A Bombril, o SBT e a Sony estão
cometendo crime de racismo contra a comunidade negra.
A Bombril, o SBT, a Sony e a empresa publicitária que criou
a marca conhecem estas associações racistas e se colocaram a favor delas quando
aprovaram o projeto que criou o concurso para a TV. Tais empresas aprovaram o
logo racista e agora devem ser responsabilizadas por isso. Se você não concorda
com a associação dos cabelos crespos e da imagem da mulher negra à palhas de
aço, por favor, assine esta petição e passe adiante.
Nós queremos que a BOMBRIL retire esta imagem de circulação
e que o SBT publique uma nota de desculpas a todas as mulheres negras por esta
associação descabida e racista.
Se você também quer viver em um país onde não é mais
admitida publicidade racista, divulgue esta petição para seus amigos, em blogs,
sites, etc.
Precisamos nos mobilizar!
Site do concurso: http://www.bombrilmulheres.com.br/
Imagem
que deve ser retirada do ar :
Vote na Petição AQUI.
1 comentários:
Cara, que exagero. Eu não vi fundamento nenhum na sua reclamação, a não ser que esteja defendendo a raça amarelo cheguei. Esta estória de que cabelo black é cabelo ruim, é um pressuposto preconceituoso da sua cabeça. Cabelo não possui juízo de valores e nem é motivo de desmerecimento: Cabelo é cabelo e ponto final.
Eu sou contra o racismo, mas entendo isto sim como uma homenagem, simplesmente pelo fato das mulheres negras não serem reconhecidas e não terem espaço na mídia, um símbolo com uma mulher negra de um produto popular, está longe de ser ofensa.
Se uma marca popular que considera o próprio produto como um bom produto, associa (na sua cabeça), o produto com o cabelo, então poderia se deduzir que o cabelo é bom, só que sua associação é exagerada.
As mulheres não têm que ter vergonha do cabelo, não tem que ter vergonha com uma associação, aliás o símbolo é amarelo e tem muitas mulheres de pela branca com o cabelo crespo ou ondulado.
Lute contra o racismo pois a causa é válida, mas cá prá nós, sem exageros.
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