domingo, 6 de maio de 2012

Professor acusado de racismo já sofre processo na Ufma

 Cloves Saraiva (à esquerda) e Nuhu Ayuba (à direita)


O professor universitário Cloves Saraiva, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), que foi denunciado por racismo no fim do ano passado pelo estudante nigeriano Nuhu Ayuba, está respondendo a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e, também, a processo judicial por improbidade administrativa. O Ministério Público do Maranhão entendeu que o crime de racismo supostamente cometido pelo professor configurou um crime de improbidade administrativa.

Uma Comissão foi montada para apurar a conduta e foi feito um intercambio de informações com a Justiça. O Processo Administrativo Disciplinar deve ainda durar cerca de um mês. O advogado Felipe Camarão, procurador da Ufma, afirmou que a demora se deve à burocracia do procedimento. "O PAD respeita uma série de procedimentos como notificação, resposta, defesa e relatório que deve ser entregue ao reitor", afirmou o procurador.

Dependendo do resultado, o professor poderá sofrer sanções administrativas como advertência, suspensão ou demissão.

RELEMBRE O CASO
No início de 2011, Nuhu Ayuba, 21 anos, cursava o primeiro período de Engenharia Química e afirma que as provocações começaram após as duas primeiras semanas de aula, ao ser visto em companhia de uma colega de cor branca. "Ele falou claramente que se me casasse com uma mulher branca poderia clarear a cor do meu filho", relata. Depois desse dia, o professor teria passado a fazer outros comentários ofensivos, inclusive, em sala de aula.

Até o nome do estudante teria sido usado como motivo de provocação. Nuhu destaca que por duas vezes o professor teria chamado a atenção para a pronúncia da palavra, com entonação obscena.

A primeira ocorreu nos corredores da universidade na presença de um amigo de Saraiva e, a segunda, na sala de aula. O acadêmico diz que na classe o professor viu a reação dos alunos e pediu desculpas.

O estudante afirma que chegou a pensar que a relação com o professor pudesse melhorar depois de um tempo. Contudo, a exposição só piorou com comentários, em voz alta, sobre o desempenho dele nas provas com afirmações do tipo "tirou uma nota péssima", "aqui somos civilizados", "você não lê os livros antes de responder as coisas" e até corrigindo uma prova apenas como "está tudo errado".

Fonte: O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul