terça-feira, 13 de março de 2012

Caso Ana Carolina Bastos: O Movimento Negro no Combate ao Racismo Instituicional

No último dia 23 o Facebook foi varrido com uma denúncia: a jovem Ana Carolina Bastos, integrante de diversas instituições do Movimento Negro da cidade de São Luís, capital do Maranhão (estado que segundo o Censo 2010 possui 75,2% de população negra), teria sido impedida pela diretora da Unidade Integrada Estado do Pará (escola de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual) por conta do penteado afro que utiliza.




Procurada pela tia da jovem a diretora tomou a atitude padrão dos acusados de crime de racismo, negando tudo e reduzindo a questão a um mal entendido, ofendendo a inteligência da vítima.

Ana Carolina (de blusa preta) e sua irmã no 
Centro de Cultura Negra do Maranhão


Representantes de instituições como o Centro de Cultura Negra do Maranhão, o Núcleo de Estudos AfroBrasileiros da Universidade Federal do Maranhão, o Fórum de Juventude Negra, o Fórum de Juventude de Terreiros, o Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa, a Associação das Trancistas de São Luís, dentre outras se reuniram já na manhã seguinte para traçar uma estratégia para tomar as medidas judiciais cabíveis contra a diretora, que encontra-se no cargo há mais de 30 anos na mesma escola. O caso indignou ainda mais os militantes por se tratar de uma tradicional comunidade negra da periferia da cidade, com longo histórico de resistência verificado pelo grande número de movimentos políticos, culturais e religiosos da área, conhecida como o maior Quilombo Urbano do estado e um dos maiores do país. 



Além do Boletim de Ocorrência registrado e da  posterior denúncia feita ao Ministério Público Estadual, ficou definida uma manifestação para o dia 9 de março, a última sexta-feira, que foi amplamente coberta pela mídia local e por diversos portais de internet. 


Confira as principais matérias na internet sobre o caso:

O Imparcial - Diretora de escola de SL é acusada de cometer racismo contra aluna

Conlutas - Quilombo Raça e Classe do Maranhão realiza ato: Meu cabelo é bom, ruim é o racismo!

:: Imirante.com - Seduc vai investigar caso de racismo em escola ::

:: Imirante.com - Estudante sofre racismo no bairro da Liberdade ::

Último Segundo Ig - Aluna diz que foi barrada em escola por corte de cabelo e roupa


Acesse aqui mais de 200 fotos do ato                                                                                                                                                                                                     público realizado no bairro da Liberdade.

Quaisquer novidades sobre o caso o blog divulgar´.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul