quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Blogs Afrocentrados: Rede Nacional de Juventude Negra

No início de 2009, foi concebido o projeto RENAJUNE (Rede Nacional de Juventude Negra) em um encontro de estudantes secundaristas em São Paulo, onde se percebeu a não participação ativa e factual dessa juventude enquanto sujeito de conhecimento no processo deliberativo de formulação de políticas públicas educacionais, e que considerasse suas necessidades específicas e sua interface com a produção de saber e poder. Frente à tendência política contemporânea em que se pressupõe a concessão assistencialista e estatizante de direitos e discursos ao politicamente minoritário, o RENAJUNE surge como proposta de efetivação de empoderamento via protagonismo social, através da construção textual e áudio-visual de temáticas várias inerentes aos interesses e desejos dessas juventudes.
Considerando o cerceamento destes espaços, o RENAJUNE propõe a autonomia dos jovens enquanto partícipes da construção sócio-textual fomentado a partir de seu próprio interesse, identificando a vida real com os textos ou temáticas suscitadas neste espaço. Se aWorld Wide Web é um mecanismo autônomo de constituição de saberes plurais, nela se constitui a plataforma ideal para a solidificação do projeto. Enquanto corpo dinâmico e transitável, o RENAJUNE vale-se deste mecanismo possibilitador de uma rápida resposta às necessidades discursivas do público-alvo, através da publicação de postagens individuais alinhadas às necessidades da coletividade. 
O RENAJUNE intuita trazer à tona novos atores sociais, autônomos, à cena literária brasileira, possibilitando-os o espaço na qual, através das necessidades individuais de jovens afro-descendentes, torne-se possível a saída do anonimato. Para além do caráter informativo característico da Web, o projeto busca abarcar temáticas condizentes com a necessidade crítica cotidiana, oferecendo meios de uma intervenção formativa. Para tanto, propõe-se o agrupamento de iniciativas em um espaço de plena aceitação, objetivando-se a formação de um público leitor/ escritor, crítico de sua própria realidade, divulgador e aglutinidador/ multiplicador dessa proposta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul