quarta-feira, 27 de abril de 2011

I OFICINA DE DIREITO SACERDOTAL DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA EM LONDRINA/RODA DE CAPOEIRA SOLIDÁRIA/APRESENTAÇÃO DE SAMBA DE RODA Leia materia completa: I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana em Londrina

A Associação de Ogãs de Londrina e Região realiza a I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana no dia 29 de abril (sexta-feira) no Anfiteatro do Centro de Assistência Socia, localizado na Avenida  JK, 2896.
EVENTOS PARALELOS
CAPOEIRA
No sábado (30) haverá uma roda de capoeira solidária no Ca Londrina que visa ajudar o mestre de capoeira “Toisinho” que está com uma deficiência física grave que o impede de trabalhar e de exercer suas atividades na capoeira. O mestre está com inúmeras necessidades, principalmente de alimentação. Desta forma a Associação de Ogãs pretende reunir mais de 20 rodas de capoeira no centro da cidade para arrecadar alimentos para o mestre que teve um papel importante na capoeira do Estado. O encontro será as 10h no calçadão.
APRESENTAÇÃO SAMBA DE RODA
No período da tarde do dia 30 às 17 é hora da finalização da Oficina Toque de Tambores da Associação de Ogãs, que terá uma apresentação de Samba de Roda na sede da Associação, localizada na Av. Uruguai, esq com Rua Venezuela, 1656.
O EVENTO
A cidade de Londrina e região tem aproximadamente 450 terreiros de candomblé e umbanda. O evento tem como propósito trazer a essa comunidade informações de quais são seus direitos e seus deveres. O evento não é fechado apenas para a comunidade de terreiro e sim para toda sociedade, além da presença de autoridades.
Será  tratado temas como a legalização de um templo religioso, imunidade tributária do templo (IPTU, etc.), direitos e prerrogativas do sacerdócio, casamento religioso, culto e cerimônias, legislação sobre abate religioso de animais, noções de direito ambiental, precauções no recolhimento de pessoas, conforme determina a religião.
A Associação de Ogãs de Londrina e região é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 02 de feverero de 2009, localizada na VILA BRASIL - rua Uruguai/ esquina com Venezuela, nº 1656 . Atua com enfoque na preservação dos valores da religião de matriz africana, com ações em prol da comunidade de terreiro  buscando orientar os  babalorixás e yalorixás com relação a legalidade do funcionamento das casas. Integra o Fórum de Religiões de Matriz Africana do Paraná e faz parte do Centro de Tradições Afro-brasileira -  CETRAB, entidade presente em 21 Estados e nos países Alemanhã, Uruguai, Argentina, Chile, Portugal e Argentina.
A Associação tem acompanhado as situações de preconceito que estão sujeitos os adeptos da religião. São inúmeros casos que ocorrem como desrespeito aos cultos, intolerância por parte de pessoas que desconhecem a religião, situações em escolas, entre outras. O ano de 2011 foi definido em assembleia das Nações Unidas - ONU, como ano da afrodescendência, vários países do mundo tem promovido ações em diferentes esferas, econômica, trabalho, religião, cultura pra que haja maior visibilidade e valorização da população negra, fazendo a promoção da igualdade racial e o combate do racismo. Esse evento tem como foco estar alinhado a proposta da ONU de promover o respeito à religião de matriz africana.
Com esse propósito entendemos que as necessidade de trabalhar as informações de direitos e deveres do povo de terreiro não devem se limitar apenas à comunidade do próprio terreiro, mas se estender à toda sociedade. Assim buscamos que todos conheçam e respeitem as religiões de matriz africana.
LINK DE INSCRIÇÃO
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dEZfekxDZEljVXpsejh5SjNmbmc5UVE6MQ

I OFICINA DE DIREITOS SACERDOTAIS
DIA 29 DE ABRIL DE 2011.
Local: ANFITEATRO DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
AVENIDA JK, 2896
19:00  - APRESENTAÇÃO CULTURAL – LOUVAÇÃO AOS ORIXÁS
APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
“ATÉ OSALÁ VAI A GUERRA”
CARLOS PRONZATO E STEFANO BARBI CINTI
OFICINA – DIREITOS SACERDOTAIS E RECONHECIMENTO DE
ENTIDADES RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA E AFRO-BRASILEIRAS.
AJEUM
REALIZAÇÃO:
ASSOCIAÇÃO DE OGÃS DE LONDRINA E REGIÃO
E INSTITUTO CIDADANIA
CETRAB PARANÁ
INFORMAÇÕES
ASSSESSORIA DE IMPRENSA: ELI ANTONELLI 41 8426-5545 eliantonellijornalismo@gmail.com


Leia materia completa: I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana em Londrina - Portal Geledés 


Leia materia completa: I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana em Londrina - Portal Geledés

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul