quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os 10 Pontos da Plataforma de Programa dos Panteras Negras

Esses são os 10 pontos da plataforma de programa elaborado pelos Panteras Negras, estabelecidos em 15 de Outubro de 1966. Os comentários sobre cada ponto são

fragmentos do discurso de Bobby Seale, realizado em 17 de Fevereiro de 1968 em Oakland Califórnia:



1-QUEREMOS LIBERDADE, QUEREMOS O PODER PARA DETERMINAR O DESTINO DE NOSSA COMUNIDADE NEGRA.


2-QUEREMOS EMPREGO PARA NOSSO POVO.

"É o que os irmãos e irmãs vivem me dizendo, então eu pergunto o que está acontecendo? Estamos sem emprego é o que está acontecendo! Então eu digo tudo bem vamos trabalhar juntos!".


3-PRECISAMOS ACABAR COM A EXPLORAÇÃO DO HOMEM BRANCO NA COMUNIDADE NEGRA."Espere um momento, isso não parece certo, nem todos que pilham a comunidade negra são brancos muitos são negros. Pois bem não somos anti-brancos, somos a favor do que é justo então vamos revisar a número 3":
PRECISAMOS ACABAR COM A EXPLORAÇÃO CAPITALISTA NA COMUNIDADE NEGRA.


4-NÓS QUEREMOS MORADIA, QUEREMOS UM TETO QUE SIRVA PARA SERES HUMANOS."Muitas pessoas pelas cidades perambulam sem um teto sob suas cabeças, a chuva vem e todos ficam vulneráveis, é um simples direito humano ter um teto sob sua cabeça ”To have a roof over your head when the hard rain fall” como nesta música de Bob Dylan."


5-"Alguma sugestão? Precisamos de educação, mas que tipo de educação? A que revele a verdadeira natureza da decadente sociedade americana? Isso é o que pensei que você fosse dizer".
PRECISAMOS DE UMA EDUCAÇÃO QUE NOS MOSTRE A VERDADEIRA HISTÓRIA E A NOSSA IMPORTÂNCIA E PAPEL NA ATUAL SOCIEDADE AMERICANA.


6-"Precisamos entrar em acordo sobre a causa do Vietnã e dizer que":
QUEREMOS TODOS OS NEGROS ISENTOS DO SERVIÇO MILITAR.
"Como pode um negro lutar contra um asiático, em nome de um branco que roubou a terra dos índios?"

7-"E por falar em Vietnã, precisamos entrar em acordo sobre Oakland e o assassinato de negros."PAREM COM OS ASSASSINATOS EM NOSSA COMUNIDADE.
"Outro dia um porco (policial) teve a audácia de me perguntar o que eu fazia com minha arma, e eu perguntei

o que você faz com a sua? Você sabe o porco desta noite é o bacon do Café da Manhã, é por isso que eu não posso ser um mulçumano negro-eu adoro bacon."


8-QUEREMOS TODOS OS NEGROS LIBERTOS DE CADEIAS FEDERAIS, ESTADUAIS, E MUNICIPAIS.
"É isso mesmo, porque eles tiveram seus direitos constitucionais violados, eles não foram julgados por um júri formado por seus semelhantes, então libertem-nos!"


9-"Deixe-me elaborar a número nove, quando um negro for trazido a julgamento neste País queremos que:
TODOS OS NEGROS SEJAM JULGADOS POR UM JÚRI FORMADO POR SEUS PARES.
E não na rua por um porco qualquer,que seja julgado conforme a constituição dos EUA, é um direito constitucional ser julgado por seus semelhantes”



10-"Vamos fazer um resumo, este é o último ponto. Agora o que queremos?"TERRA, MORADIA, EDUCAÇAO,

VESTUÁRIO.

"Eu sei que você quer nossa jaqueta preta de couro, não se preocupe terá a sua"TERRA, MORADIA, EDUCAÇÃO, VESTUÁRIO, JUSTIÇA?

"Sempre lutar por justiça, mas quando vejo o seu corredor da morte procurar por justiça o que vejo? Somente nós!
TERRA, ALIMENTO, MORADIA, EDUCAÇÃO, VESTUÁRIO, JUSTIÇA E UM POUCO DE PAZ".

É, eu tenho a sua paz; descanse em paz!


Bobby Seale, Co-fundador dos Panteras Negras.



1 comentários:

soraia Cruz disse...

32° Noite da Beleza Negra agita Salavor - Ba.

A Noite da Beleza Negra é a mais importante e disputada festa realizada pelo bloco afro Ilê Aiyê no verão baiano. O evento deste ano acontece no dia 12 de fevereiro, sábado, e, novamente, escolherá a Deusa do Ébano, a rainha negra que vai desfilar com o Ilê no Carnaval, fazendo uma grande homenagem às tradições africanas do estado de Minas Gerais. A festa de sábado terá como grande atração a cantora Margareth Menezes, contando com a participação de Clécia Queiroz, com seu repertório recheado de sambas, e da Band'Aiyê, anfitriã da noite, cantando os maiores sucessos do "pérola negra".

PS: Depois da Festa tem mais comentarios...

Abraços

Soraia Cruz

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul