quinta-feira, 18 de novembro de 2010

I EDITAL PROCULTURA – NÚCLEO DE FORMAÇÃO CULTURAL DA JUVENTUDE NEGRA


O governo federal, por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Palmares, lançou o Edital Seleção Pública para Apoio a Projetos: I Edital Procultura – Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra. Esta ação está em conformidade com o Plano de Trabalho Anual do Fundo Nacional da Cultura, aprovado em setembro deste ano, e é destinado a instituições educacionais e culturais, públicas e do terceiro setor, que tenham como foco de atuação o ensino superior. 
 
O Edital tem por objetivo selecionar projetos para implantação de dez NUFOC - Núcleos de Formação Cultural, em dez Estados brasileiros diferentes, sendo duas instituições selecionadas em cada Região do País: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Os projetos devem ser elaborados para viabilizar o acesso de jovens afrobrasileiros, entre 16 e 25 anos, a uma capacitação técnico-cultural. Sua finalidade deve ser a formação de agentes culturais, aptos a atuar como promotores da cultura afrobrasileira no mercado de trabalho e em suas comunidades, conscientes das habilidades específicas necessárias à execução das atividades e com claro entendimento sobre a forte influência da cultura africana na formação da sociedade brasileira.

A meta da iniciativa é viabilizar a formação intelectual e técnica de seis mil jovens negros: três mil universitários e três mil estudantes do ensino médio com a formação concluída. Eles também deverão ser oriundos das classes sociais C, D e E, de todo o Brasil. O aporte de recursos para este edital é da ordem de seis milhões de reais, dos quais cerca de cinco milhões serão destinados para os NUFOC e o restante para custos administrativos e de divulgação.

A Fundação Palmares realizará sete oficinas para a divulgação do Procultura durante o mês de novembro. A primeira será nesta sexta-feira (12) em Boa Vista (RR). A juventude de Salvador (BA); Recife (PE); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também receberão a capacitação. As oficinas serão ministradas por técnicos da Fundação Palmares e terá transmissão por videoconferência ou webconferência. A oficina de Salvador, que conta com o apoio da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, será realizada na sede do Banco do Nordeste do Brasil e será transmitida por videoconferência. Os interessados dos demais estados do Nordeste poderão  acompanhar a transmissão nas sedes BNB localizadas nas capitais de cada Estado.

Serviço:
Edital Procultura
Inscrições das propostas devem ser feitas até 11 de dezembro de 2010 pelo sistema SALIC, do MinC – http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/

Dúvidas poderão ser respondidas pelo endereço eletrônico editalnufoc@palmares.gov.br, ou pelo telefone (61) 3424-0185.

Oficina de capacitação – Salvador (BA)
Data – 18 de novembro
Horário – 14h30 às 17h
Local – Banco do Nordeste do Brasil, Av. Estados Unidos, nº 346  – 12º Andar - Edifício Prof. Miguel Calmon Sobrinho -Comércio
Tel. – (71) 3103 2884/2892


Inscrições:
Os interessados em participar da videoconferência deverão enviar nome e número do documento de identidade para o endereço eletrônico karina.gama@palmares.gov.br. Mais informações podem ser obtidas por meio do mesmo e-mail ou pelo telefone (61) 3424 0185, com Karina Gama.

Endereços do Banco do Nordeste do Brasil

Aracaju (SE)
R. Itabaianinha, 44 – 3º Andar – Centro

Fortaleza (CE)
Av. Pedro Ramalho, 5700 – Passaré

João Pessoa (PB)
Av. Pres. Epitácio Pessoa, 1251 – 12º Andar – Ed. Empresarial Epitácio Pessoa – Bairro dos Estados

Maceió (AL)
Rua da Alegria, 407 – Centro

Natal (RN)
Av. Antonio Basílio, 3006. Ed. Lagoa Center. Loja 35C – Lagoa Nova

Recife (PE)
Av. Conde da Boa Vista, 800 – 2º Andar – Edif. Apolônio Sales – Bairro da Boa Vista

Salvador (BA)
Av. Estados Unidos, 346 – 12º Andar – Edif. Prof. Miguel Calmon Sobrinho – Comércio

São Luís (MA)
Avenida Colares Moreira, Quadra 100, Lote II, Edifício Expresso XXI Renascença II

Teresina (PI)
Rua Rui Barbosa, 163 – Centro
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul